sábado, 1 de dezembro de 2018

Ano II - Rio das Ostras - Edição Dezembro 2018


Editorial


Que a paz do nosso Mestre Jesus seja com todos!
Prezados irmãos, temos na natureza lindas lições a aprender. Todos os dias, em todos os lugares, encontramos a natureza a nos oferecer espetáculo de beleza e harmonia, mas também preciosas lições para nosso aprendizado. Mas..., é preciso ter “olhos de ver”.
Eis o sol, irmão grandioso em luz e força, imponente ao raiar dos dias que, no entanto, cede diariamente o seu lugar à lua para, por sua vez, vir nos iluminar.
Eis o sol, como que a exemplificar o respeito e a humildade pelo outro, mostrando entendimento que cada um, do seu modo, é importante no que tem a oferecer.
Eis as irmãs formigas, exemplificando o valor do trabalho em equipe para o sustento do grupo. Como que a nos mostrar que unidos podemos realizar muito mais.
Eis as águas do mar que seguem o fluxo das correntes, sob a interferência da lua, e nem por isso perdem sua identidade, sua individualidade como obra divina. Se misturam quando preciso, se mantém quando necessário, e seguem banhando o planeta, seguem servindo sob outras formas atendendo às Leis do Criador.
Lições a aprender! São muitas e quem quer, observa e aprende.
Irmãos, podemos nós também aprender através da observação do que se passa ao nosso redor, com a natureza humana inclusive.
Diz um irmão: “O mal que está por vir, pode e deve ser evitado.”
Diz o nosso Mestre: “Orai e vigiai!”
Através da atenção, do vigiar, se conhece a situação que se apresenta e através da oração se estabelece o fluxo da comunicação com os irmãos amigos que estão dispostos a nos ajudar. E nesta sintonia, flui a inspiração para nos melhorar a visão das coisas, e assim, nos fortalecer e iluminar a mente e o coração para as decisões da tomar.
Eis a natureza em nós, pois é da Lei Natural de Deus nos amar incondicionalmente e nos amparar nessa jornada evolutiva.
Irmãos, confiem, atentos e perseverantes no bem. Esse é o caminho com Jesus, contínuo e perseverante trabalho no bem com amor e fé.
Sion
(Psicografia recebida em 13/11/2018 pela médium Cláudia Araújo)



Ano Novo

Chegaste ao final de ano, trazendo o coração carregado de angústias. Sob o céu iluminado pelos fogos de artifícios e ao embalo das canções festivas não pudeste evitar as lembranças infelizes.
O ente querido, levado pela morte.
O familiar mergulhado na irresponsabilidade.
O filho amado, indiferente a teu carinho.
O parente acometido pela enfermidade irresistível.
O companheiro tragado pelo pelos vícios.
O amigo atirado à penúria e ao abandono.
Recordaste cada instante de dor e entre sorrisos e abraços, não pudeste conter o soluço de saudade e aflição. Lamentaste os ausentes. Choraste os que se ergueram contra ti. Sofreste pelos que não te entenderam as intenções mais nobres.
Sentiste o punhal da amargura, cortando-te a alma combalida. E vislumbrando, em novo ano, outra etapa de desilusões e sofrimento, sucumbiste ao fard0 do desanimo e do desespero.
Entretanto, apesar das provações dolorosas que a vida te reserva, enxerga no Ano Novo a oportunidade renovada de aprendizagem e experiencia.
É verdade que teus olhos estão vermelhos de pranto; que teus ombros estão vergados ao peso do infortúnio; que tuas mãos estão tremulas de cansaço e de angustia.  É verdade que tuas lagrimas são o testemunho vivo da tristeza que te consome.
Contudo, arma-te de fé e de coragem e, buscando em Jesus a inspiração e o apoio, não permitas que teus que teus pés errem o caminho do bem.
Tem paciência contigo, para que não percas a calma.
Reconhece tuas limitações, para que não te falte a tolerância.
Perdoa teus momentos de fraqueza, para que não fujas à benevolência.
Ajudando-te a ti mesmo, ajuda também os que estão a tua volta, amando e servindo, compreendendo e perdoando, na certeza de que todo gesto de doação é, na essência, auxílio ao próprio doador.
E, no limiar de cada Ano Novo, fortalece tua esperança em Jesus, deixando que a voz meiga e amorável do Divino Mestre te repita, ao coração ansioso, as palavras inesquecíveis: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”.
(Mensagem de André Luiz, do livro Vivendo o Evangelho Vol. I de Antônio Baduy Filho)




Amai os inimigos

“Tendes ouvido o que foi dito: Amarás ao teu próximo e aborrecerás ao teu inimigo. Mas eu vos digo: Amai os vossos inimigos, fazeis ao bem ao que vos odeia, e orai pelos que vos perseguem e caluniam para serdes filhos de vosso Pai, que está nos céus, o qual faz nascer o seu sol sobre os bons e os maus, e vir chuva sobre justos e injustos.” (Mt, V.20, 43 a 44). “Se o amor ao próximo é o princípio da caridade, amar os inimigos é a sua aplicação máxima, pois esta virtude é uma das maiores vitórias alcançadas sobre o egoísmo e o orgulho”. (ESE, cap. 12, item 3).
Os textos acima nos trazem, em geral, um sentimento de angústia, pois ainda nos é muito difícil perdoar e amar aquele que nos faz mal. No entanto, Jesus não entendia que se deve ter pelo inimigo a mesma ternura que se tem por um irmão ou um amigo. A ternura pressupõe confiança e não é possível confiarmos em quem nos faz ou pode nos fazer mal. Num exemplo figurado, os animais ferozes podem ser ameaça se entrarmos em sua área, mas isso não justifica exterminá-los. É necessário preservá-los pelo bem do equilíbrio da natureza. Todos os viventes têm sua razão de ser.
Trazendo essa figuração para nosso dia a dia, afinal quem são nossos inimigos?
Ao pensarmos sobre isso, nossa primeira resposta é “não tenho inimigos. Ou será que tenho?” nem sempre identificamos a resposta claramente.
Se pensarmos do ponto de vista da lei física, que demonstra que existe assimilação e repulsão dos fluidos, podemos perceber aqueles que têm pensamentos malévolos em relação a nós. A sensação é extremamente desagradável, principalmente aos que são mais sensíveis às vibrações negativas. Nossa primeira reação é a repulsa, mas se do pensamento passarmos à ação de revide de vingança, retroalimentando os fluidos negativos, criaremos uma prisão, com muito sofrimento.
Quebrar esse círculo vicioso é extremamente difícil, pois “o caráter do indivíduo é treinado para o revide, para a autodefesa, para a preservação da sombra individual e coletiva, onde sempre predominam o egoísmo e as paixões primitivas”. (Reconciliação em Jesus e o Evangelho à luz da psicologia profunda, Joanna de Angelis, psicografia de Divaldo Franco).
Esse intercâmbio pernicioso pode durar por séculos e séculos, mas em determinado momento será interrompido, pois a lei do amor se origina em Deus, faz parte da nossa natureza e está gravada em nossa consciência. Os Espíritos, exauridos pela dor e movidos por sua natureza Cósmica, que inspira o amor, são levados à introspecção, à analise interior que os faz buscar a luz e a cura.
(Reflexões inspiradas no Evangelho segundo o Espiritismo cap. XII)




Deus em Ti

Cada dia em tua caminhada assemelha-se à pérola de luz que deves saber cultivar e agradecer.
Lembra, porém, que a pérola preciosa origina-se da luta que a ostra trava contra um grão de areia que a invade, gerando o nácar, substancia que ao envolver o agressor, o corpo estranho, dá gênese à pedra preciosa.
Assim, quando a dificuldade física ou moral atingir a tua alma, não te aflijas, nem te revoltes.
Abriga-te na prece fortalecedora, buscando equilíbrio e lucidez e, através do nácar da fé, dá vida às pérolas da paciência e da resignação.
Compreende que o obstáculo não deve se tornar o empecilho para que continues a caminhar, mas sim o motivo que te impulsiona a crescer mais e não desistir nunca.
A vida física é, para o espírito, escola de valor ímpar, onde nenhuma lição pode ser desperdiçada.
A dor que te atinge deve representar a avaliação, muitas vezes com alto grau de dificuldade, mas jamais impossível de ser ultrapassada.
Empenha-te para que o teu aproveitamento corresponda à confiança que o Pai deposita em ti e que está confirmada nas múltiplas oportunidades de renascimento, que incansavelmente Ele oferece.
Antes de te desesperares ou pensares em desistir, como a ostra, fecha-te para o Mundo e, envolvendo-te pela prece, cultiva Deus em ti, a fim de sentires o valor que tens.
És trabalhador indispensável à seara do bem, em todas as frentes, a começar pelo lar que te colhe, onde deves ser, para os que convivem contigo, o exemplo da fé e perseverança a oferecer a certeza de que em tempo algum se caminha a sós.
Em qualquer circunstância, a presença incomparável de Deus se faz sentir, atestando o Seu amor por cada criatura.
Ergue os olhos e segue buscando Deus em ti, sem esmorecer jamais.
(Mensagem de Maria do Rosário Del Pilar, no livro A Conquista da Felicidade de Eulália Bueno)



Nenhum comentário:

Postar um comentário